width=1100' name='viewport'/> Jurídico Laboral: DOENÇAS PROFISSIONAIS são PRINCIPAIS CAUSAS de MORTES no TRABALHO
Lucas 12:2 - "Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido."

terça-feira, 30 de abril de 2013

DOENÇAS PROFISSIONAIS são PRINCIPAIS CAUSAS de MORTES no TRABALHO



DOENÇAS PROFISSIONAIS são PRINCIPAIS CAUSAS de MORTES no TRABALHO:

 

NOTÍCIA da OITORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (Genebra):

As doenças profissionais continuam sendo as principais causas das mortes relacionadas com o trabalho. Segundo estimativas da OIT, de um total de 2,34 milhões de acidentes do trabalho mortais a cada ano, somente 321.000 se devem a acidentes. Os restantes 2,02 milhões de mortes são causados por diversos tipos de enfermidades relacionadas ao trabalho, o que equivale a uma média diária de mais de 5.500 de mortes. Trata-se de um déficit inaceitável de Trabalho Decente.

A ausência de uma prevenção adequada das enfermidades profissionais tem profundos efeitos negativos não somente aos trabalhadores e suas famílias, mas também na sociedade devido ao enorme custo gerado, particularmente no que diz respeito à perda de produtividade e a sobrecarga dos sistemas de seguridade social. A prevenção é mais eficaz e têm menos custo que o tratamento e a reabilitação. Todos os países podem tomar medidas concretas agora para melhorar sua capacidade de prevenção das enfermidades profissionais ou relacionadas com oi trabalho.

Como acontece em todos os anos, o Programa da OIT sobre Segurança e Saúde no Trabalho e Meio Ambiente elaborou um relatório que serve para aprofundar o tema. Este ano, faz-se um apelo aos governos, organizações de empregadores e de trabalhadores para colaborar no desenvolvimento e na implantação políticas e estratégias nacionais destinadas a prevenir as enfermidades profissionais.

Segurança e Saúde no Trabalho:

2,2 milhões de pessoas morrem a cada ano devido a enfermidades relacionadas ao trabalho.
321.000 pessoas morrem a cada ano como consequencia de acidentes do trabalho.
160 milhões de pessoas sofrem de doenças não letais relacionadas com o trabalho.
317 milhões de acidentes laborais não mortais ocorrem a cada ano.

Isto significa que:

A cada 15 segundos, um trabalhador morre de acidente ou doenças relacionadas ao trabalho.

A cada 15 segundos, 115 trabalhadores sofrem um acidente laboral.

Os países em desenvolvimento pagam um preço especialmente alto em mortes e lesões, pois um grande número de pessoas está empregada em atividades perigosas como a agricultura, a construção civil, a pesca e a mineração.  


Fonte: OIT publicação www.oit.org.br, acesso em 23.04.2013.

ENQUANTO ISSO, AQUI no BRASIL, HÁ MUITOS EMPREGADORES QUE ESTÃO “BRINCANDO” de FAZER PREVENÇÃO e SEGURANÇA no TRABALHO, a DESPEITO da NORMATIZAÇÃO EXISTENTE SOBRE o TEMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário