width=1100' name='viewport'/> Jurídico Laboral: EM HOMENAGEM neste DIA INTERNACIONAL da MULHER – 08 de MARÇO de 2019 - IRENA SENDLER.
Lucas 12:2 - "Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido."

quinta-feira, 7 de março de 2019

EM HOMENAGEM neste DIA INTERNACIONAL da MULHER – 08 de MARÇO de 2019 - IRENA SENDLER.


EM HOMENAGEM neste DIA INTERNACIONAL da MULHER – 08 de MARÇO de 2019, este J.L. traz a comovente história da Mulher Heroína IRENA SENDLER. 

Resultado de imagem para irena sendler

IRENA SENDLER, a MULHER QUE SALVOU MILHARES de CRIANÇAS JUDIAS das GARRAS dos NAZISTAS.

Conhecida como “O Anjo do Gueto de Varsóvia”, IRENA SENDLER, responsável por salvar a vida de mais de 2.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, tinha já uma apetência por questões sociais antes da Grande Guerra, tendo trabalhado como assistente social para o Departamento de Bem-Estar Social de Varsóvia (Polônia), onde ajudava pessoas que procuravam alimentos, roupas e medicamentos.

Quando iniciou a Segunda Guerra Mundial a polaca foi confrontada com as horríveis condições de sobrevivência das pessoas no Gueto de Varsóvia e uniu-se ao Conselho de Ajuda de Judeus, conseguindo assim permissão para entrar no Gueto.

O objetivo era limpar os esgotos e prevenir doenças, mas IRENA propunha aos pais de filhos judeus levá-los dali e escondê-los em lares temporários. Quando as crianças chegavam ao novo local, recebiam novas identidades, a fim de ocultar a sua herança judaica. No entanto, a pensar no futuro daqueles jovens, IRENA apontava todos os dados em pedaços de papel, que escondia num jarro enterrado no quintal.

As suas atividades acabaram por ser descobertas pelos Nazistas e a polaca foi presa e brutalmente torturada. Mesmo depois de lhe partirem vários ossos, IRENA nunca revelou os nomes e moradas das crianças escondidas.

Acabou por ser condenada à morte, mas no dia da execução um corajoso soldado alemão ajudou-a a escapar. No final da guerra acabou por entregar as notas a ADOLFO BERMAN, primeiro presidente do COMITÉ de SALVAÇÃO dos JUDEUS SOBREVIVENTES. Porém, para seu desgosto a maior parte já tinham sido mortas nos terríveis campos de concentração montados e administrados pelos Nazifascistas.

IRENA SENDLER morreu aos 98 anos, mas o seu trabalho continua ativo através da associação LIFE IN A JAR.   

IRENA deixou a seguinte mensagem:
 
“A razão pela qual resgatei as crianças tem origem no meu lar, na minha infância. Fui educada na crença de que uma pessoa necessitada deve ser ajudada com o coração, sem importar a sua religião ou nacionalidade”. 

 IRENA SENDLER 

Resultado de imagem para irena sendler

IRENA viveu anos numa cadeira de rodas, por causa das lesões causadas pelas torturas sofridas, aplicadas pela Gestapo (Polícia Nazista). 

IRENA não se considerava uma heroína. 

IRENA nunca reivindicou crédito algum pelas suas ações e disse:

“Poderia ter feito mais e esse lamento me acompanhará até o dia de minha morte”.

COMENTÁRIO EM HOMENAGEM, do JURÍDICO LABORAL:

Está registrada na luta dessa fantástica e corajosa mulher IRENA SENDLER, a comovente história de amor ao próximo, de dedicação à vida, de socorro àqueles – crianças especialmente – que nada podiam fazer diante da truculência e do horror da máquina de matar nazista, a não ser morrer simplesmente.

A LUTA de IRENA SENDLER serve ainda de alerta para nos lembrar dos cuidados que devemos ter no presente e para o futuro (para os nossos filhos e netos e das futuras gerações) na vigilância permanente no objetivo de não permitir, jamais, a repetição da tirania e da opressão nazifascista, por qualquer que seja a forma ou modelo pelos quais essa doutrina de ódio se mostre travestida na figura de “políticos liberais e democratas”. 

Pela ação ativada por IRENA SENDLER diante do terror nazista e ciente de todos os riscos a que estava exposta, é possível medir e avaliar a grandeza da MULHER quando se insere nas lutas pela defesa contra a opressão e a tirania, pelo direito e pela justiça; sobretudo nas lutas pela vida também como mãe, como cuidadora e como anjo assim reconhecida IRENA SENDLER, no Gueto de Varsóvia.

VIVA O DIA 08 de MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER! 

DAS MULHERES TRABALHADORAS, MÃES, CUIDADORAS e ANJOS!

VIVA A MULHER EM QUALQUER LUGAR!

Afinal de contas: LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário