width=1100' name='viewport'/> Jurídico Laboral: 08 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER: NOSSAS HOMENAGENS À MULHER MÃE, BATALHADORA, TRABALHADORA
Lucas 12:2 - "Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido."

terça-feira, 7 de março de 2017

08 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER: NOSSAS HOMENAGENS À MULHER MÃE, BATALHADORA, TRABALHADORA



08 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER:
NOSSAS HOMENAGENS À MULHER MÃE, BATALHADORA, TRABALHADORA:

 Resultado de imagem para homenagem ao dia da mulher

Neste 8 de MARÇO em que comemoramos o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, data atotada nesse propósito pela Organização das Nações Unidas (ONU), este JURÍDICO LABORAL se associa a todas as homenagens prestadas à MULHER tendo em vista a data comemorada devido às lutas e às grandes conquistas sociais, políticas e econômicas que as mulheres obtiveram ao longo dos séculos; entretanto, a mais importante de todas as conquistas femininas está na provada capacidade da MULHER de se igualar e de ser superior aos homens. 

Não podemos nos esquecer, entretanto, que a data comemorativa em homenagem à MULHER teve como marco inicial a luta travada pelas mulheres trabalhadoras com a mobilização organizada pelas operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York, Estados Unidos, no dia 8 de MARÇO de 1857. 

Neste dia, 129 operárias paralisaram suas atividades para reivindicar melhores condições de trabalho, redução de carga horária de 14 horas para 10 horas e direito à licença maternidade. A polícia e os donos da fábrica reagiram duramente, trancando as trabalhadoras no local e em seguida atearam fogo nas instalações da fábrica, fazendo com que todas morressem carbonizadas.

Em razão e em decorrência dessa luta o 08 de MARÇO foi escolhido e reconhecido pelas Nações Unidas como sendo o DIA INTERNACIONAL DA MULHER em homenagem a essas operárias, marco histórico que representa as muitas lutas empreendidas pelas mulheres na sociedade. A partir daí não foram poucas as mulheres pioneiras que, através de suas lutas, obtiveram importantes conquistas no objetivo de construir uma sociedade mais justa, humana e igualitária para todos.

Datas Históricas das lutas das mulheres no mundo:

1840: Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

1859: Surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

1862: Durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

1865: Na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

1869: É criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.

1870: Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

1874: Criada no Japão a primeira escola normal para moças.

1878: Criada na Rússia uma Universidade Feminina.

1893: A Nova Zelândia torna-se o primeiro país do mundo a conceder direito de voto às mulheres.

1932: Foi instituído o voto feminino no Brasil, no dia 24 de FEVEREIRO, depois de muita luta as mulheres brasileiras conquistam direito de votar e serem votadas nas eleições para cargos públicos.  

1951: A OIT (Organização Internacional do Trabalho) estabelece princípios gerais, visando a igualdade de remuneração (salários) entre homens e mulheres (para o trabalho na mesma função).

2006: No Brasil. Conquista da Lei Maria da Penha, Lei Federal nº 11.340/2006, de 07.08.2006, criando mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário