width=1100' name='viewport'/> Jurídico Laboral: Dicas e orientações importantes para a 2° Fase do Exame de Ordem.
Lucas 12:2 - "Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido."

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dicas e orientações importantes para a 2° Fase do Exame de Ordem.

Resultado de imagem para duvida 


Estimados amigos, leitores, seguidores e fãs do Blog Jurídico Laboral, atendendo a pedidos dos milhares de estudantes que visitam o blog diariamente, na postagem de hoje vamos dar algumas dicas importantíssimas para quem vai prestar a 2° fase do Exame de Ordem que está por vir.

Nesta postagem vamos focar mais em estratégias durante a prova e o comportamento do estudante nos dias anteriores e durante a prova então leiam com muita atenção.

Primeiramente vale ressaltar que faltam somente 10 dias para a prova então a primeira dica preciosa que dou a vocês é diminuir a leitura de novos conteúdos e ir revisando aos poucos tudo aquilo que vocês já estudaram, sabemos que esses 2 meses de estudos foram cansativos e exaustivos, mas quem estudou de verdade provavelmente já está preparado para a prova por isso se preocupem mais em revisar tudo com calma e de maneira tranquila.

- RESOLVENDO UM SIMULADO EM 4 HORAS.

Outro ponto importante nesses 10 dias restantes é fazer um simulado mais uma vez, sugiro que façam isso no dia 13 (quarta-feira que vem) para assim vocês terem um tempinho a mais para corrigir eventuais falhas. 

Uma dica importante para este simulado é tentar resolvê-lo em 4 horas, isso mesmo 4 horas, pois a prova tem duração de 5 horas, mas não cometam o erro de querer usar as 5 horas de prova pois o tempo passa muito rápido e na primeira hora de prova o candidato tem que lidar com um adversário a mais que é o nervosismo, então estejam preparados.

Além do próprio nervosismo muitas coisas podem acontecer durante a prova, já houve casos de a prova sofrer retificações, falta de energia elétrica, problemas na sala de aula ou até mesmo o aluno pode travar e demorar para começar a escrever por isso eu repito novamente, treinem os simulados para serem resolvidos em 4 horas.

- DESCANSAR 2 DIAS.

Outra dica importante e que muitas vezes fica em segundo plano é o descanso, muitas pessoas acham que descansar adequadamente é perda de tempo e estas pessoas geralmente se complicam na hora da prova.

Nosso cérebro é composto por centenas de milhões de neurônios, imaginem que cada neurônio é um arquivo e que neste arquivo existe um esquema de peça jurídica, um artigo importante, uma súmula etc. 

Agora imaginem que quando estamos cansados e o nosso cérebro não consegue abrir esses arquivos, é isso que acontece com quem não descansa. O aluno precisa estar descansado mentalmente e fisicamente para essa prova, são cinco horas onde o cérebro será levado ao limite, são cinco horas sentado em carteiras desconfortáveis, segurando livros e escrevendo tudo a caneta sem poder cometer grandes erros, então, estudem até ao meio dia da sexta feira (dia 15) e DESCANSEM até o domingo.

- O DIA DA PROVA

Agora vamos falar o que vocês devem e não devem fazer nos momentos anteriores à prova. Primeiramente levantem cedo no domingo para dar uma lida rápida nos pontos mais difíceis e que considerem mais importantes da matéria (deixem este material preparado antes para não perder tempo).

Após esta rápida lida na matéria é importante tomar um banho e revisar tudo o que vocês vão levar para a prova.

Recomendo levar 2 Vade Mecum um grifado e marcado e outro totalmente limpo, leve também várias canetas pretas, e não esqueça dos documentos de identidade.

E para evitar a sonolência depois do almoço, vocês devem almoçar lá pelas 10:30 da manhã e lembrem-se de não comer nada pesado ou encher a barriga de refrigerante pois não é uma boa ideia ter sono ou precisar ir ao banheiro durante a prova. Evitem também tomar bebidas alcoólicas na véspera e no dia da prova.

Saiam cedo de casa e cheguem no local da prova com meia hora de antecedência no mínimo, pois na primeira fase muita gente perdeu a prova com problemas de transito ou ficou presa em protestos que estavam acontecendo então fiquem atentos a isso na cidade de vocês.

No local da prova fujam dos grupinhos de “sábios” e “doutrinadores” que ficam ali fora batendo papo e subam logo para a sala.

- A 1° HORA DE PROVA.

Após o fiscal verificar os Vade Mecum e dar as orientações a prova enfim vai começar, são 5 anos de faculdade, horas e horas estudando para a 1° fase e mais 2 meses se preparando para a 2° fase, o tão esperado momento de realizar a prova enfim chegou, e agora?

Como diria Michael Jordan “agora é a hora em que vamos separar os homens dos meninos” ou as mulheres das meninas então a primeira coisa a fazer com a prova na mão é ler tudo com muita atenção são 5 minutos importantíssimos onde vocês devem ler a peça e as 4 perguntas, ler com atenção e calma é importante pois no decorrer da prova quando estiverem resolvendo a peça ou as perguntas, as chances de encontrar um artigo ou uma súmula de outra questão vão aumentar.

Já nesta primeira leitura vocês vão identificar do que se trata a peça e as perguntas, se houver alguma questão “sui generis” fiquem calmos e deixem-na por último, o importante é começar pela peça pois é a parte mais trabalhosa da prova e tem que ser feita com calma.

- RESOLVENDO A PEÇA.

A primeira dica que vamos dar aqui é talvez a dica mais importante desta postagem, utilizem a folha de rascunho, MAS NÃO FAÇAM UM RASCUNHO DA PEÇA TODA pois não vai dar tempo, nesta folha de rascunho vocês devem escrever quem são as partes, a comarca competente, o nome da ação, anotar os artigos mais importantes e os menos importantes para o fundamento e no final um breve rascunho dos pedidos e é só, vocês treinaram 2 meses e estudaram centenas de vezes as mesmas peças então cofiem em vocês mesmos, não há necessidade de fazer um rascunho de tudo pois será perda de tempo.

Na hora de transcrever a peça para a folha original é preciso ter calma e fazer uma peça organizada e com uma letra legível e bem desenhada, é claro que no começo aquele inevitável frio na barriga vai aparecer mas para quem treinou bastante isso vai passar bem rápido confiem nesta orientação.

Lembrem-se de não fazer parágrafos muitos longos mantenham uma estética de 5 linhas por parágrafo pulando uma linha para começar outro parágrafo e sejam objetivos, a OAB oferece normalmente 5 folhas então evitem frases desnecessárias e palavras supérfluas ou em latim.

Fazer uma peça organizada é meio caminho andando, o examinador corrige as provas com o gabarito na mão então facilitem a vida dele, fazer uma letra legível e bem desenhada, números legíveis e parágrafos de 5 linhas ajudam muito e contam pontos.

- RESOLVENDO AS PERGUNTAS.

Após terminar a peça é hora de partir para as perguntas, o ideal é ter pelo menos 2 horas de prova ainda mas se o tempo estiver apertado vá direto fazer as questões que você sabe resolver.

O esquema da folha de rascunho é o mesmo da peça, não é necessário ficar escrevendo no rascunho, anotem os artigos que fundamentam a resposta e passem logo para a folha original, sempre com calma, letra legível e indicando o maior número de artigos que for possível, não dá para saber qual é o artigo do gabarito então na dúvida e por segurança encaixe todos na resposta.

As perguntas são sempre divididas em 1 fácil 2 médias e 1 difícil, então deixe a difícil para o fim e se não souber resolver não entre em pânico, cada pergunta vale 1,25 e se você fez uma boa prova ela não te prejudicar.

É importante não deixar nada sem resolver na prova, respostas em branco não valem nada e respostas ainda que erradas poderão valer alguma coisa, pois cada ponto é importante.

- TERMINANDO A PROVA.

Se tudo der certo vai sobrar ainda uns 20 minutos, não tenha pressa de entregar, leia toda a sua prova novamente arrumando letras malfeitas e colocando acentos, se tiver alguma pergunta sem resolver volte nela e tente fazer, lute até o fim, neste tipo de prova é importante não se dar por vencido ter gana de vencer, não é uma competição onde quem terminar primeiro vence então use todo o tempo que restar. Porque vencerá sempre o perseverante.

- DICAS FINAIS.

Após entregar a prova o candidato já saberá mais ou menos como foi. É importante manter os pés no chão e esperar o gabarito sair. Se o gabarito bater com a sua prova fique feliz e comemore mas espere o resultado sair nunca se sabe quem vai corrigir a prova.

Para quem foi mal na prova, não se desespere e não desanime, tenha garra e determinação e já comece a se preparar para a repescagem, concursos são assim mesmo, as vezes você foi a pessoa que mais estudou, mas infelizmente no dia na prova você estava mal ou inseguro e deu tudo errado, não desanime e use seus erros como aprendizado para o futuro. 

Como diria Bob Marley “Todos caem, mas apenas os fracos continuam no chão” então sejam fortes e se dediquem ao máximo pois no final tudo vai dar certo.

Nós do Blog Jurídico Laboral desejamos a todos vocês uma excelente prova e muita boa sorte, tenham fé e determinação pois no dia 17, pois todos nós vamos comemorar juntos.

Autores:

MARCUS AUGUSTO RAMPANI, OAB n° 350.492.

GERALDO SERGIO RAMPANI, OAB n° 96.033.

 Segue abaixo um vídeo motivacional  muito inspirador para todo concurseiro.

18 comentários:

  1. Que postagem ótima, eu estava meio perdida e vou seguir os conselhos, obrigada doutores !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimada Mirela, saiba que nós aqui do JL estamos torcendo por Você, desejamos-lhe todo sucesso deste mundo!

      Excluir
  2. Nunca pensei em fazer o simulado em 4 horas, é uma ótima ideia, adoro esse blog é muito bem feito sempre tem dicas muito boas pra concursos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado amigo Caio, muito obrigado pelo seu conceito, pois este é o maior estímulo para continuarmos este trabalho. Desejamos-lhe sucesso!

      Excluir
  3. Postagem muito útil obrigado estava precisando muito disto.

    ResponderExcluir
  4. Estimado leitor Maicon, em suas palavras está o objetivo deste JL.
    Muito obrigado e desejamos-lhe boa sorte, com resultados sempre positivos em suas provas.

    ResponderExcluir
  5. Nossa excelente essa postagem, na primeira vez em que prestei a a segunda fase fiquei muito nervoso e não passei, agora vou para a repescagem e muita coisa esta na postagem realmente acontece no dia e durante a prova, é um material precioso pra todo estudante, obrigado doutor Sérgio pelas dicas, a parte teórica da minha segunda fase de trabalhista foi quase toda estudada aqui neste blog, sempre ajuda muita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado Henrique Gabriel, nós aqui do JL ficamos super sensibilizados com a sua mensagem e desejamos a Você toda sorte e todo o máximo sucesso deste mundo! Obrigado pelo seu prestígio, e continue estudando!

      Excluir
  6. Henrique também estudei muito por esse blog na segunda fase e graças a Deus consegui minha OAB, devo minha querida carteira às pessoas que fazem este blog, recomendo a todos que deem uma lida nas postagens de súmulas do TST pois na minha prova me ajudou muito, boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimada Andressa, nós aqui do JL ficamos muito felizes com o seu comentário ao Henrique. Muito obrigado pelo seu prestígio, pois sentimo-nos realizados por ter lhe ajudado na conquista da Carteira da Ordem. Parabéns e sucesso máximo na profissão!

      Excluir
  7. Obrigado pela dica Andressa vou ler sim, gosto bastante das postagens de jurisprudências comentadas ajudam bastante na hora de fundamentar na prova.

    ResponderExcluir
  8. Marcio de Florianopolis8 de maio de 2015 às 16:46

    Nossa senhora depois de uma postagem desta ainda me colocam um video destes, vocês são demais, obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado Marcio de Floripa, Nossa Senhora, nós aqui do JL ficamos muito grato pela sua mensagem e observação quanto ao vídeo. Isso é tudo que queremos e desejamos do fundo dos nossos corações amigos a todos, como Você!. Muito obrigado e continuem estudando!

      Excluir
  9. Muito boa a postagem, é bom ver pessoas tão brilhantes dedicando o seu tempo a ajudar o próximo, obrigado pelas dicas e explicações e o video no fim foi de emocionar !

    ResponderExcluir
  10. Estimada leitora Carla, nós aqui do JL ficamos gratos e muito felizes pelo seu comentário; motivo de prestígio e incentivo para todos nós. Muito Obrigado! Continue atenta para novas postagens que virão por aí.

    ResponderExcluir
  11. Olá Doutor Sérgio que temas o senhor acha que podem ser pedidos nas perguntas da segunda fase ? parabéns pela postagem e pelo excelente blog o senhor nos ajuda muito.

    ResponderExcluir
  12. Estimado Leitor Mateus, obrigado pelo seu comentário sobre o Blog, é sempre motivo de prestígio e incentivo para nós. Com referencia à indicação de temas para as perguntas no Exame de Ordem, é realmente difícil prever. Assim, sugerimos que Você estude também matérias legislativas mais recentes (Ex. PEC 72 Domésticas; Regulamento da Profissão Motoristas de carga; alterações no Adicional de Periculosidade e Adicional de Risco; Nova Prescrição do FGTS; Súmulas Vinculantes do STF). Sugerimos bom preparo da matéria em geral. Continue estudando. Há um ditado milenar Chinês que diz "Na natureza (inclusive humana), não há prêmios nem castigos, há resultados". Boa sorte e sucesso, pois nós aqui do JL estamos torcendo forte por Você

    ResponderExcluir
  13. Marcio de Florianopolis18 de maio de 2015 às 16:28

    Vim aqui deixar meu muito obrigado a todos vocês do Blog JL, segui a risca todos os conselhos e sugestões de estudo e fiz a prova com muita tranquilidade. Obrigado Doutor Sergio e Doutor Marcus a estratégia e o ensinamento de vocês me ajudou muito em toda a prova, só tenha a agradecer a vocês e a esse blog sensacional !

    ResponderExcluir