width=1100' name='viewport'/> Jurídico Laboral: RAAT O QUE É?
Lucas 12:2 - "Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido."

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

RAAT O QUE É?



RAAT O QUE É?

 Resultado de imagem para duvida gif

RAAT é o documento que constitui o RELATÓRIO de ATENDIMENTO ao ACIDENTADO do TRABALHO. O RAAT é a parte do SISTEMA de VIGILÂNCA em ACIDENTES do TRABALHO (SIVAT) que além de possibilitar um banco de dados sobre as ocorrências de Acidentes de Trabalho, é documento hábil em informações no objetivo da implantação de medidas corretivas e preventivas para evitar novas ocorrências acidentárias no trabalho; nesse contexto, o RAAT é objeto de análise nos CENTROS de REFERENCIA em SAÚDE do TRABALHADOR (CRST’s).

O SISTEMA de VIGILÂNCA em ACIDENTES do TRABALHO (SIVAT) constitui instrumento desenvolvido para sistematizar as informações sobre acidentes do trabalho, incluindo entre suas fontes de informações e processamento de dados, os RAAT’s preenchidos nas unidades médicas  e de saúde que prestam atendimento, informações obtidas em Boletins de Ocorrência, Declaração de Óbito e CAT´s. (Lei Federal nº 8.080, de 19.9.1990, lei orgânica da saúde, Portaria MS nº 3.120/98, de 1º.07.1998, define procedimentos básicos para as ações de vigilância em Saúde do Trabalhador.

Assim sendo, a notificação de Acidente de Trabalho deverá ser feita através do RAAT – Relatório de Atendimento ao Acidentado do Trabalho, documento (formulário de uso para o sistema SUS) e que deve ser preenchido pela unidade de serviço médico em que o trabalhador vitimado por acidente é submetido ao atendimento. 

No RAAT são declarados, informados e preenchidos os dados pessoais do trabalhador vitimado e também os dados da Empresa (do empregador). 

O Relatório (RAAT) é documento que possui cobertura universal, ou seja, deve cobrir o conjunto dos trabalhadores, independentemente da natureza jurídica do vínculo de emprego, abrangendo os trabalhadores com carteira assinado; os trabalhadores autônomos; o empregado doméstico; o trabalhador avulso e também o funcionário (servidor) público.

No caso dos trabalhadores com carteira assinada (vinculo pela CLT), o atendimento ao acidentado deve ser acompanhado do encaminhamento imediato da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), preenchida pelo empregador em cumprimento na forma prevista na Lei nº 8.213/1991; ou, caso ainda não emitida a CAT é expedida cópia do RAAT para encaminhamento ao empregador no objetivo da abertura da CAT. 

No próprio RAAT deve ser declarada, pelo atendente, a informação se foi ou não emitida a CAT pela Empresa e, em caso afirmativo, deve ser anotado o número de registro correspondente à CAT Comunicação de Acidente de Trabalho.

O RAAT deve conter informado o indicativo da natureza do Acidente, se acidente típico, ou de trajeto, bem como a classificação do Acidente, se: LEVE; MODERADO; GRAVE; FATAL. 

O RAAT deve conter informações sobre a data e o local da ocorrência do acidente e o tipo do acidente e deve descrever sucintamente o fato do acidente. 

Por exemplo: Ao descer de uma escada o vitimado escorregou quando carregava uma caixa contendo materiais. O piso estava escorregadio e o local com pouca iluminação.
 
Deve estar indicada no RAAT a especificação da máquina e/ou do equipamento ou situação que gerou a lesão e deve indicar, ainda, a natureza do Agente causador do Acidente, tais como, Agentes: QUÍMICO; FÍSICO; BIOLÓGICO; ERGONÔMICO.

Nos casos de doença ocupacional deverá ser declarada a natureza da moléstia, como, exemplo: LER/DORT (Lesões por Esforço Repetitivo ou Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho).

O RAAT deve ainda conter o preenchimento dos indicativos médicos, lavrados pelo médico que procedeu ao atendimento ao vitimado. 

Assim sendo, cabe ao médico assinalar as partes do corpo atingidas e/ou lesionadas, o diagnóstico, a classificação por gravidade do acidente e o tempo previsto de afastamento do trabalho, bem como deve declarar no RAAT outras informações que considerar oportunas e/ou necessárias no objetivo de melhor elucidar o diagnóstico.

Como visto, o RAAT é documento de importância máxima para o trabalhador para uso em defesa de seus direitos diante da situação de um Acidente de Trabalho ou de Doença Ocupacional. 

Uma cópia do RAAT deve ser entregue ao trabalhador vitimado e deve ser reivindicado caso não entregue espontaneamente ao obreiro (ou ao familiar que o acompanhe) pela unidade médica onde o atendimento ao vitimado foi realizado.

ASSIM, TRABALHADOR (a), TOME CONHECIMENTO do RAATRELATÓRIO de ATENDIMENTO ao ACIDENTADO do TRABALHO - nas UNIDADES de SERVIÇO MÉDICO e EXIJA a LIBERAÇÃO de CÓPIA desse DOCUMENTO em SEU FAVOR.

Saiba mais sobre os seus Direitos:

1: Para todo acidente ou doença do trabalho, a empresa deve emitir a CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho, até o dia seguinte ao acidente. O Trabalhador e o seu Sindicato devem receber cópia da CAT. Se a Empresa não emitir a CAT, ela poderá ser emitida pelo Sindicato Profissional, por instituição médica, ou pelo próprio acidentado. 

2: Todo acidentado no trabalho tem direito à assistência médica gratuita pelo SUS ou por instituições conveniadas.

3: No retorno ao trabalho após a cessação do benefício previdenciário em razão do afastamento por motivo de acidente do trabalho ou de doença profissional (ou ocupacional), o trabalhador tem direito à Estabilidade no Emprego por, no mínimo, um ano; e/ou além de um ano, pelo tempo determinado em cláusula normativa fixada em Convenção Coletiva ou Acordo Coletivo de Trabalho. 

4: Se houver risco grave e iminente, o trabalhador pode se recusar a trabalhar, sem perder nenhum direito, até a eliminação do risco. Em caso de risco grave e iminente poderá ainda o Sindicato requerer por via administrativa (art. 161, da CLT) ao Ministério do Trabalho ou por via Judicial mediante pedido Cautelar, a interdição de máquinas, setores de trabalho ou de toda a fábrica. 

5: O empregador é obrigado a dar informações detalhadas sobre os riscos a que o trabalhador esteja exposto no trabalho, bem como ministrar treinamento adequado sobre Segurança do Trabalho.

6: O empregador é obrigado a fornecer os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) aos trabalhadores e a fazer a reposição, gratuitamente. Os EPI’s devem estar certificados e adequados ao trabalhador e ao trabalho. O trabalhador é obrigado a usar os EPI’s fornecidos pelo empregador.

ATENÇÃO TRABALHADOR (a): A CONVENÇÃO ou ACORDO COLETIVO de sua categoria profissional deve garantir mais direitos. Informe-se em seu Sindicato; sindicalize-se, oriente-se! 

5 comentários:

  1. Olá, boa tarde, sofri um acidente de trabalho de trajeto, no hospital me deram a Raat, após entregar para a empresa, a mesma falou que irei ficar com falta caso não entregue o atestado também . Como proceder ? Na Raat já consta tudo , tempo de afastamento,cid e tudo que pede está escrito .... O que eu faço ?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde estou como um problema minha mãe sofreu um acidente de trabalho na segunda feira passada onde um blindex de banheiro caiu sobre ela causando alguns cortes pelo corpo e uma pancada na cabeça , porém por ela não ter conhecimento o medico que a atendeu na unidade de saúde não fez o raat e pior não constou nada na ficha de atendimento porém ela teve q voltar para ser atendida por causa de um sangramento no nariz provavelmente decorrido do acidente so que o ja havia trocado o plantão o medico q a atendeu pela segunda vez a medicou não constando também na ficha o verdadeiro motivo passado o dia ela sentiu uma dor de cabeça sendo atendida no posto de saude a medica pediu um raio x detectou uma pequena mancha de sangue pedindo uma tomografia, porém por nenhum medido ter eleaborado o raat a prefeitura órgão empregador não quer abrir o cat alegando q tem que ser dentro das 24 horas alguém pode me unformar como proceder

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde...eu tive um acidente no trabalho só que no meu benefício veio como auxílio doença o qie devo fazer?...eu apresentei rati quando fui fazer a perícia!

    ResponderExcluir
  4. Empresa não emitiu cat ,trabalhador emitiu , não consta carimbo e assinatura do médico época apenas o atestado e laudo da mesma cat aberta do trabalhador feito ,a cat tem validade em acompanhamento juntamente com ela .

    ResponderExcluir