width=1100' name='viewport'/> Jurídico Laboral: EMPREGADOR CONDENADO A PAGAR INDENIZAÇÃO DE DANO MORAL COLETIVO POR NÃO RECOLHER O FGTS.
Lucas 12:2 - "Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido."

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

EMPREGADOR CONDENADO A PAGAR INDENIZAÇÃO DE DANO MORAL COLETIVO POR NÃO RECOLHER O FGTS.

 EMPREGADOR CONDENADO A PAGAR INDENIZAÇÃO DE DANO MORAL COLETIVO POR NÃO RECOLHER O FGTS.   

O NÃO recolhimento de FGTS admite Rescisão Indireta de contrato | Cássia  Filetti

Agredir sem justificativa jurídica o patrimônio valorativo de uma comunidade é atitude que gera o dever de pagar indenização por danos morais coletivos.

Assim entendeu a 11ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) ao condenar um empregador que não recolhia o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) desde 2014.

Consta dos autos, SINDICATO de TRABALHADORES da INDÚSTRIA de ITAQUAQUECETUBA (SP) entrou com ação alegando que a empresa não recolhia o FGTS tanto para os empregados com vínculo de emprego ativo quanto para os que tiveram o contrato rompido sem justa causa.

O empregador, em sua defesa, argumentou que faltar com as obrigações fundiárias não configura dano moral coletivo, mas apenas o obrigaria ao pagamento de juros, multas e demais cominações moratórias. A empresa alegou, ainda, dificuldades financeiras e econômicas.

Em primeira instância, ela foi condenada a fazer os depósitos de FGTS equivalentes ao período entre janeiro de 2014 e o trânsito em julgado da sentença.

Ao analisar o processo, a Juíza LÍBIA DA GRAÇA PIRES observou que "quando se fala em dano moral coletivo, está-se fazendo menção ao fato de que o patrimônio valorativo de uma certa comunidade (maior ou menor), idealmente considerado, foi agredido de maneira absolutamente injustificável do ponto de vista jurídico". 

A magistrada dispensou a prova da ofensa à honra pessoal dos trabalhadores, uma vez que ficou demonstrada que "a lesão perpetrada ofendeu a ordem jurídica, ultrapassando a esfera individual, porquanto a ausência de recolhimento dos valores relativos ao FGTS às contas vinculadas dos substituídos acabou por infringir norma trabalhista, reduzindo a valorização do trabalho e exacerbando a desigualdade social, violando DIREITO TRANSINDIVIDUAL de cunho social relevante, pelo que evidenciado está o DANO MORAL COLETIVO em razão da gravidade da conduta", concluiu.

Assim, o empregador foi condenado a pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 10 mil reais. 

Matéria veiculada com informações da assessoria de imprensa do TRT da 2ª Região, São Paulo.

PROCESSO nº 1001083-38.2019.5.02.0341.

Nenhum comentário:

Postar um comentário