width=1100' name='viewport'/> Jurídico Laboral: RECUSA A RETORNAR AO TRABALHO NÃO AFASTA DIREITO DE MEMBRO DA CIPA, DECIDE O TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO (TST)
Lucas 12:2 - "Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido."

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

RECUSA A RETORNAR AO TRABALHO NÃO AFASTA DIREITO DE MEMBRO DA CIPA, DECIDE O TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO (TST)

 DIREITO à ESTABILIDADE – MEMBRO DA CIPA.

Dicas de Prevenção | Suzano

RECUSA A RETORNAR AO TRABALHO NÃO AFASTA DIREITO DE MEMBRO DA CIPA, DECIDE O TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO (TST)

A 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou um condomínio e uma construtora do Recife a pagar a indenização substitutiva referente à garantia de emprego de um carpinteiro que era membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA).

Para o colegiado, a recusa à reintegração proposta pela empresa não afasta o direito à estabilidade.

O carpinteiro foi dispensado quando integrava a CIPA.

A empresa, ao ser notificada da reclamação trabalhista, formalizou convite para que ele retornasse ao trabalho, mas o empregado disse que não tinha interesse na reintegração, pois já estava empregado em outro local.

O juízo de primeiro grau e o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) entendeu ser indevida a indenização substitutiva, mesmo diante da condição de membro da CIPA que o empregado detinha.

Para o TRT, a estabilidade do CIPEIRO não é uma vantagem pessoal, mas uma garantia para o exercício da representação dos trabalhadores enquanto membro da comissão.

Considerando que ele já havia obtido novo emprego, o deferimento da indenização correspondente à totalidade do PERÍODO ESTABILITÁRIO implicaria a obtenção de vantagem indevida.

Para a Turma do TST, no entanto, a garantia de emprego prevista na lei é vantagem que visa à proteção da atividade do membro da CIPA, com a finalidade de coibir a dispensa arbitrária. Nesse sentido, de acordo com a jurisprudência do tribunal, a ausência de pedido de reintegração ao emprego ou a própria recusa da oportunidade de retorno ao trabalho não caracterizam renúncia ao direito à estabilidade.

No caso, o TRT registrou ser incontroverso que, no momento da rescisão contratual, o empregado era detentor da garantia provisória de emprego do CIPEIRO.

Assim, a relatora do recurso de revista do empregado, MINISTRA MARIA HELENA MALLMANN, ao negar o direito ao recebimento de indenização pela estabilidade em razão da recusa em retornar ao trabalho, o TRT adotou entendimento contrário ao do TST sobre a matéria. A decisão foi unânime.

ACÓRDÃO - RRAg-529-92.2015.5.06.0004

Fonte: informações do TST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário